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terça-feira, 16 de junho de 2009

Dia dos Pais - Você sabe como surgui?

O Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos. A idéia foi da norte-americana Sonora Louise Smart Dodd. Ela teve essa idéia quando escutava um discurso no dia das Mães. Para homenagear seu pai, um militar que criou seu seis filhos sozinhos, logo após a morte de sua esposa em 1898, Sonora decidiu criar o Dia dos Pais. O primeiro Dia dos Pais nos EUA aconteceu então no dia 19 de Junho, dia do aniversário do pai de Sonora. Hoje, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de Junho nos EUA.

O Dia dos Pais no Brasil foi implantado pelo publicitário Silvio Bhering. O primeiro Dia dos Pais aconteceu no dia 14 de agosto de 1953, mesmo dia de São Joaquim, patriarca da família. Atualmente, comemora-se a data no segundo domingo do mês de agosto.

Planejamento de atividades recreativas em comemoração ao Dia dos Pais.

Atividades Recreativas:

Os cumprimentos: O orientador começa – VAMOS NOS CUMPRIMENTAR??? Cada um cumprimenta o outro, mas não é para se cumprimentar como inglês, apenas dando as mãos, vamos nos como brasileiros, dando um grande abraço no amigo!!! Vamos viajar pelo mundo e nos cumprimentar de várias formas. Quem sabe como os Chineses se cumprimentam? E os Japoneses, é parecido?

Os pais vão se movimentando pelo espaço e se cumprimentam de acordo com o país visitado: RÚSSIA (beijos forte no rosto), ÍNDIA (flexão do tronco à frente com as mãos juntas à altura do peito, POLO NORTE E ALASKA (esfregando os narizes), HIPPIES (dedos em “V” – paz e amor), esportistas de basquetebol (batendo mãos ao alto e peito contra o peito do outro) e etc.

Percepção de pequenos e grandes detalhes: Separa-se o grupo em duplas, de preferência, pai e filho. Pede-se que se olhem da cabeça aos pés e depois se viram de costas um para o outro. Após isso cada um irá realizar uma mudança em sua aparência, mudança esta de pequena percepção, e depois de 30 segundos, a dupla de vira para a outra e tenta achar o que está diferente.

Depois desse momento, viram-se novamente e realizam uma mudança muito mais perceptiva, algo que qualquer um iria notar, e depois de 30 segundos viram-se para sua dupla e espera-se que descubram o que está de tão diferente na sua aparência.

Corridas dos números: Um grande círculo onde os pais e alunos são numerados de 1 a 5 (dependendo do espaço e número de participantes). O professor diz um número, por exemplo, 3, e todos os números três deverão correr por fora do círculo até chegar ao seu local de origem.

Corrida até o cone: esta atividade será da seguinte maneira – a turma de pais estará separada em duas equipes, colocadas cada uma no final da quadra, podendo ser também em cima da linha de fundo da quadra de voleibol. Cada integrante das equipes terão uma numeração específica e dão-se a outra equipe os mesmos números. Ao sinal do professor (que gritará um número), estes números deverão correr até o centro da quadra e tentar chegar primeiro encostando na bola, que estará sobre um cone!

Nancibol – dois grupos, com oito pais cada, estarão dispostos nas laterais da quadra:

Os pais, da posição de número 1, iniciarão a atividade segurando uma bola. Ao sinal do professor, passarão a bola ao colega de numero 2, que passará para o número 3, até chegar ao colega de número 8. Neste momento, todos os alunos trocaram de posições, ou seja, o número 1 vai para o lugar do número 2, que vai para o lugar do número 3, e assim sucessivamente, até o número 8. Ao receber a bola, este deverá se deslocar, quicando-a até a posição de número 1. A atividade termina quando todos voltarem às suas posições iniciais.

Conteste do equilíbrio – mesma formação anterior, só que dessa vez os primeiros de cada coluna irão correr com uma bola nas mãos e ao chegarem a um ponto determinado deverão colocar suavemente a bola equilibrada em cima do cone, sem que a mesma caia no chão. Quando deixar a bola no cone, deverá voltar e tocar na mão do próximo colega da sua coluna, e este irá fazer o contrário, onde irá buscar a bola e trazer para sua coluna, e assim por diante. Um leva e equilibra e o outro busca!

Conteste dos bambolês – duas colunas separadas uns 3 m, ao sinal do professor os primeiros de cada coluna deverão correr até um ponto determinado e se posicionarão dentro do bambolê, onde depois disso irão pegar o arco e passarão por cima do corpo, retirando e colocando-o no mesmo lugar.

Brincadeira: Coloca-se a turma em forma de coluna, quantas necessárias para realizar a atividade na mais perfeita ordem. Os alunos estarão sentados a uma distância de + ou – 1m do colega. Ao sinal do professor todos irão levantar de seus lugares e correrão na direção do colega posicionado atrás do mesmo. Ou seja, o primeiro correrá atrás do segundo, o segundo atrás do terceiro e assim por diante. O último da coluna fugirá de todos!

Leva e traz: Duas colunas, o primeiro de cada coluna dará a mão ao colega que estiver atrás. Ao sinal para iniciar a atividade, os dois deverão correr até um local, em frente à sua coluna, previamente determinado pelo professor. O primeiro pai fica neste local e o segundo volta para buscar o terceiro, e assim sucessivamente até o último aluno da coluna.

Guerrinha de papel: Os pais estarão separados em duas equipes, onde cada uma estará de cada lado da quadra. Os componentes desta brincadeira estarão munidos de uma bolinha de papel nas mãos, onde ao sinal do professor irão arremessar essas bolinhas para a quadra adversária, deixando-a com muitos papéis no chão. Mas por outro lado temos a outra equipe que também irá jogar para o outro lado, formando uma verdadeira guerrinha de papel. Vence a equipe de tiver menos papéis na sua quadra.

Circuito recreativo:

Acertar a cesta: Os pais estarão em coluna, o primeiro pai da coluna estará com uma bola. Quando o professor der o sinal, os pais farão arremessos, tentando fazer cestas. Todos os componentes têm que participar. Ao final do tempo, o responsável marca dez pontos para cada arremesso conseguido pelo grupo. Neste momento, este grupo vai para a estação nº. 2, para ouvir as explicações. O grupo que estará na estação nº. 2 vai para a 3, e assim sucessivamente, acontecendo o rodízio no circuito.

2ª estação – COGNITIVA.

Encontre o resultado: O responsável mostra para o grupo, em uma folha, números que representam as quatro operações matemáticas. Os pais terão que armar, e encontrar o resultado.

Cada resultado certo vale 50 pontos. O responsável já deve ter o resultado em uma outra folha de papel!

Ps. O grau de dificuldade dos cálculos deve corresponder, obviamente, ao nível de escolaridade dos pais.

3ª estação – MOTORA.

Assopre o algodão: deverão todos os componentes do grupo, assoprar o algodão, sem encostar com nenhuma parte do corpo e sem deixá-lo cair no chão!

O grupo já chega à estação com 30 pontos garantidos, mas cada vez que o algodão cair no chão ou encostar-se a qualquer parte do corpo de um dos componentes, o grupo perde 2 pontos!!!

4ª estação – MOTORA.

Pegue o rato: coloca-se um plinto em posição inclinada em uma parede. Pegue-se uma caixa de sapato, retire as duas partes da largura, prendendo as partes do compartimento com fita crepe na parte superior do plinto, formando assim um túnel. O responsável coloca o rato no início do túnel, soltando-o. Os alunos estarão em colunas. O primeiro que estará com bastão na mão, deverá, assim que o responsável soltar o rato, pegá-lo!

Todos os componentes deverão tentar pegar o rato. Cada rato pego vale 10 pontos.

5ª estação – COGNITIVA.

Descubra as palavras: O responsável pela estação mostra uma folha para os alunos com palavras onde as letras estarão ordenadas de forma não-convencional. O grupo terá que identificar e escrever a palavra correta. Cada palavra descoberta vale 15 pontos!

VOLEIBOL CEGO: atividade recreativa que visa o aprendizado do voleibol através de uma grande brincadeira lúdica.

Será distribuído um número de pais para cada lado da quadra, de no máximo 8 a 10, e que deverão lançar a bola para o lado adversário, sendo que terá um plástico na rede impedindo a visão dos jogadores। A equipe poderá dar até 3 toques na bola, mas nunca o mesmo jogador de forma consecutiva.




ATIVIDADES JUNINAS




Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula

Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula

Denise Badim Teixeira, coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede pública municipal de Vitória da Conquista, Bahia, é formada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, e habilitada em Gestão Escolar. Completamente apaixonada por Educação, realiza-se na construção do conhecimento de seus alunos e na aplicação de projetos que despertem o interesse deles. Entende que o lúdico é fundamental para estimular a aprendizagem e, por isso, relaciona, entre outras coisas, a música como suporte. O projeto Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula apresenta diversas atividades, algumas foram selecionadas para a socialização com outros professores.

Por que Música?

O desenvolvimento intelectual da criança não ocorre por si mesmo, mas é fruto da atividade do homem a partir da relação com o meio. Através de atividades musicais, promove-se a socialização e as trocas de aprendizagem. O aluno aprende mais em matéria de leitura quando ele é mais ativo em todos os seus estilos de atuação em diferentes linguagens, com variados objetivos. A prática educativa associada à linguagem musical apresenta maior significação para o desenvolvimento da cognição e a interação entre as crianças.

A música, especificamente, estimula o aprendizado e tem o poder de despertar a criatividade e a atividade infantil. Ela auxilia a criança no desenvolvimento de suas potencialidades, ajudando-a a usar o próprio corpo como meio de comunicação e expressão. A partir dela, podem-se alcançar diversos objetivos como: a melhoria da linguagem, da coordenação, da percepção auditiva, rítmica, das orientações temporal e espacial, do equilíbrio e, principalmente, da comunicação. O ritmo das canções induz as crianças ao movimento, à maior atividade cerebral, além de despertar nelas o gosto de cantar, dançar e melhorar ou acelerar o seu desenvolvimento educacional.

Nesse sentido, o projeto Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula vem destacar a importância de se trabalhar a música em sala de aula enquanto modalidade textual, objetivando, ainda, promover momentos de descontração através de vivências com a música e socialização de sugestões de atividades para se trabalhar a mesma, tendo em vista sua extrema importância e significância para o desenvolvimento normal e sadio da criança.

A música deve ser explorada de todas as formas, por inteiro, desde a sonoridade até a letra. Isso facilita o processo de educar a criança, pois desenvolve o seu senso crítico, e ela passa a ter uma visão inteira, completa, da realidade. A música traduz muita coisa, ela é carregada de emoção, e não de razão. O homem só chega aonde os sentimentos o levarem (Airton, p. 46, 2003).

Alguns objetivos

  • Cantar apreciando a sonoridade e a melodia.
  • Auxiliar os desenvolvimentos corporal e harmônico.
  • Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto.
  • Reescrever textos utilizando a música como mediadora.
  • Vivenciar momentos de descontração, alegria e aprendizado.
  • Analisar criticamente letras de músicas diversas.
  • Redescobrir o gosto por diferentes estilos musicais.
  • Ampliar o vocabulário.
  • Despertar a criatividade.
  • Integrar músicas, de forma interdisciplinar, aos conteúdos trabalhados.
  • Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.

Recursos

  • Fichas pautadas tamanho pequeno (quantidade de alunos da turma)
  • 01 aparelho de som
  • 01 televisão
  • 01 videocassete/DVD
  • Multimídias (CD)
  • Xerox das músicas e dos textos que serão trabalhados
  • Caderno
  • Hidrocores e canetas

Como Avaliar?

Através da participação dos alunos durante o desenvolvimento de cada atividade.

COMPARTILHANDO ALGUMAS ATIVIDADES

Primeira atividade
O que eu gosto de ouvir...

  • Distribuir uma ficha pautada para cada participante.
  • Solicitar que cada um escreva o próprio nome no centro da ficha, o estilo de música de que mais gosta no lado direito superior, um cantor ou cantora de sua preferência no mesmo lado inferior, uma música de que gosta no lado esquerdo superior e um grupo ou dupla de que gosta no lado esquerdo inferior.
  • Socialização das respostas de cada um.
  • Sugestão: Recolher as fichas, que servirão para o professor trabalhar durante todo o ano sem o perigo de levar músicas de que os alunos não gostam. A ficha será um documento de referência musical da turma.

Segunda atividade:
Xô preconceito: Clássica (Tchaikovski – Valsa das flores)
Axé/forró/funk

  • Distribuir uma ficha com algumas questões para que os alunos possam fazer a leitura das músicas.
  • Ler a ficha com eles explicando que, enquanto a música estiver tocando, eles irão responder as questões da ficha (o tempo que terão é o mesmo da música).
  • A primeira música será instrumental, de preferência, clássica.
  • Deixar que ouçam e respondam.
  • Socialização das respostas.
  • Dizer a eles que irão fazer novamente o mesmo exercício, agora com outra música (axé ou forró).
  • Tocar a música enquanto respondem.
  • Socializar as respostas.

Ficha – Atividade: Xô, preconceito

1 - Ao escutar essa música, você:
a) ( ) Desliga imediatamente
b) ( ) Ouve atentamente
c) ( ) Compra o CD
d) ( ) Deixa tocando como música de fundo

2 - Imagine alguém que gostaria dessa música e escreva seu nome.
___________________________________________________

3 - Imagine alguém que odiaria essa música e escreva seu nome.
___________________________________________________

4 - O que você sente ao ouvir essa música?
___________________________________________________

5 - O que você vê ou imagina se fechar os olhos e ouvir essa música?
___________________________________________________

6 - Se essa música fosse fundo musical de um comercial, que produto seria vendido?
___________________________________________________

7 - Em que tipo de lugar tocaria essa música?
___________________________________________________

8 - Você gosta desse tipo de música?Por quê?
___________________________________________________

Terceira atividade com videocassete/DVD
Curtindo o clipe

  • Apresentação de um clipe musical (escolha de acordo com a turma).
  • Em seguida, distribuir uma ficha para que possam avaliar o clipe (se quiser, pode repetir).
  • Socialização das respostas.
  • Distribuição da letra da música.
  • Tocar a música em CD mais uma vez, para que todos, juntos, possam cantá-la.

Ficha – Atividade: Curtindo o clipe

Marque a resposta que esteja de acordo com a sua opinião:
a) A música é:
( ) Divertida ( ) Suave ( ) Chata ( ) Melancólica

b) A letra da música é:
( ) Repetitiva ( ) Muito longa ( ) Bonita ( ) Romântica

c) O clipe é:
( ) Alegre ( ) Bem instrumentalizado ( ) Triste ( ) Agradável

d) Quando ouve a música, você:
( ) Quer dançar ( ) Quer chorar ( ) Quer namorar ( ) Sente saudades

e) O/A cantor/a da música parece estar:
( ) Apaixonado/a ( ) Nervoso/a ( ) Agitado/a ( ) Triste ( ) Feliz ( ) Com raiva

Quarta atividade: Quebra-cabeça musical (em duplas)

Primeiro momento: Dinâmica para a divisão em duplas

  • Distribuir frases de músicas que se completam para diferentes pessoas.
    Ex.: 1. Era uma casa muito engraçada... 2. Não tinha teto, não tinha nada.
    Cantando, os componentes irão encontrar sua metade e formar duplas.

Segundo momento: Quebra-cabeça

  • Distribuir, para a dupla, um envelope com os versos de uma música recortados.
  • Solicitar que montem a música na ordem correta antes de ouvi-la.
  • Em seguida, tocar a música para que possam conferir.
  • Para finalizar, tocar a música novamente para que todos possam cantá-la.

Quinta atividade: Enviando um presente

  • Distribuir a letra de uma música que seja popular.
  • Tocar a música e solicitar que todos cantem acompanhando a letra.
  • Fazer os seguintes questionamentos e pedir que respondam no caderno:
    • Você compraria o CD com essa música?
    • Daria de presente a quem? (Sugestão: um colega da sala.) Por quê?
    • Escreva um bilhete a essa pessoa enviando-lhe o CD com essa música e dizendo por que escolheu lhe dar esse presente.

Sexta atividade: Discutindo a música

  • Distribuir a letra de uma música (de preferência, bem polêmica).
  • Tocar o CD para que todos possam cantar.
  • Fazer a interpretação da música destacando pontos polêmicos e que possibilitem ao aluno dar suas opiniões bem pessoais, estimulando, assim, um posterior debate acerca da letra da música.

Sétima atividade: Trilha sonora

  • Distribuir uma ficha com algumas questões para que os alunos possam fazer a leitura da música.
  • Ler a ficha com eles explicando que, enquanto a música estiver tocando, eles irão responder às questões da ficha (o tempo que terão é o mesmo da música).
  • Socialização das respostas.
  • Distribuir a letra da música.
  • Tocar a música para que todos cantem juntos.

Ficha – Atividade: Trilha sonora

1 - Dê dois adjetivos para essa música.
___________________________________________________

2 - Se a música fosse de um filme, qual seria?
___________________________________________________

3 - Sobre o que seria o filme?
___________________________________________________

4 - Onde a história se passaria?
___________________________________________________

5 - Quais seriam os personagens?
___________________________________________________

6 - Como terminaria o filme?
___________________________________________________

Oitava atividade: O que está faltando?

  • Distribuir cópias com a letra incompleta de uma música conhecida, para que os alunos a completem com as palavras que estão faltando.
  • Tocar a música para que possam conferir se preencheram a ficha corretamente.
  • Colocar no quadro as palavras que foram utilizadas para completar a música, para que os alunos possam corrigir a escrita.
  • Solicitar aos alunos que façam parágrafos utilizando as palavras encontradas.
  • Socialização do parágrafo de cada um espontaneamente.

Nona atividade: Parceria com o compositor

  • Distribuir a letra de uma música.
  • Tocar o CD com a música e pedir que acompanhem cantando todos juntos.
  • Observar o nome do compositor da música (que estará escrito na letra).
  • Solicitar que respondam às questões:
    • Qual é o nome do compositor da música?
    • Você conhece esse compositor ou alguma outra música que ele tenha escrito?
    • Em que momento você acha que ele escreveu a música?
    • Você gostou da música?
  • Solicitar que cada aluno escreva uma carta ao compositor:
    • Dizendo se gostou ou não da música e por quê.
    • Sugerindo mudanças na música.
    Fonte: Espaço Pedagógico construir notícia
a importância da música na educação, música e educação, modelos de atividades com música, envolvendo trabalhos e tarefas musicais;
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