Feeds RSS

OLÁ !!! CONTO COM O SEU VOTO. PARTICE.! VOCÊ TAMBÉM PODE SER PREMIADA. BJSSSSSS

domingo, 4 de outubro de 2009

Trabalhando produção textual com cartas:

Retirado do Blog da Liza

Trabalhando produção textual com cartas:


  • Como escrever uma carta? Existem diferenças, dependendo do destinatário/ É importante trabalhar com carta em sala de aula?

A carta é um dos instrumentos mais úteis em situações diversas. É um dos mais antigos meios de comunicação.
Em uma carta formal é preciso ter cuidado na coerência do tratamento, por exemplo, se começamos a carta no tratamento em terceira pessoa devemos ir até o fim em terceira pessoa: se, si, consigo, o, a, lhe, sua, diga, não digas, etc., seguindo também os pronomes e formas verbais na terceira pessoa.

Atenção aos pronomes de tratamento como Vossa Senhoria, Vossa Excelência, eles devem concordar sempre na terceira pessoa.

Há vários tipos de cartas, a forma da carta depende do seu conteúdo.

A carta pessoal é a carta que escrevemos para amigos, parentes namorado (a), o remetente é a própria pessoa que assina a carta, estas cartas não têm um modelo pronto, são escritas de uma maneira particular.

A carta comercial se torna o meio mais efetivo e seguro de comunicação dentro de uma organização. A linguagem deve ser clara, simples, correta e objetiva.

Existem alguns tipos de carta comercial:

• Particular, familiar ou social: São tipos de correspondência que são trocadas entre particulares, cujo assunto, se enquadra em particular, intimo e pessoal.

• Bancária: Este é focalizado nos assuntos relacionados à vida bancária.

• Comercial: Associado às transações industriais ou comerciais.

• Oficial: Destinada ao serviço militar, público ou civil.

A documentação comercial compreende os papéis empregados em todas as transações da empresa como: Carta, Telegrama, Cheque, Pedido de Duplicatas, Faturas, Memorandos, Relatórios, Avisos, Recibos, Fax.

Na correspondência a linguagem mais correta é aquela que é adequada ao contexto, ao momento, e à relação entre o emissor e o destinatário.

Por exemplo: a linguagem que você usa para falar com um amigo, não é a mesma que você usa para falar com sua avó, ou com um parente distante.

Fontes: ColegioWeb


* Uma boa idéia para o trabalho com produção textual é trabalhar o tema "Correspondência". Algumas escolas, inclusive, desenvolvem estas atividades em forma de projeto, envolvendo toda a escola num processo gostoso de comunicação, intercâmbio, diálogo.
* Desta forma, todo o trabalho com a linguagem escrita, pontuação, acentuação, coesão e coerência dos textos será realizado de forma dinâmica e prazerosa: pode-se expor caixas de correios pela escola e além do trabalho dirigido de escrita em sala de aula, os alunos podem, por vontade própria, enviar cartas uns aos outros.



CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR E SALVAR PROJETO CORRESPONDÊNCIA

OLHA SÓ O CARINHO DA MINHA AMIGA ANA. ADOREI!!!!!!!


Ganhei este lindo selinho da amiga Ana Professora do Blog:http://anacprofessora.blogspot.com/
Lindo!!!

AS REGRAS DO SELINHO SÃO:
1.Publicar a imagem do selo e linkar o blog da amiga que ofereceu
2. Escolher uma situação de nossa vida que merecia ser repetida em slow motian e explicar o porquê;
São tantos que agora no momento é difícil escolher.
Mas agradeço a Deus pelo que Ele tem me proporcionado todos os dias.

3. Oferecer a blog amigo e avisá-lo
Indico este selinho ao blog da Rena de Mg.
Related Posts with Thumbnails

VISITANTES MAIS FREQUENTES