Feeds RSS

OLÁ !!! CONTO COM O SEU VOTO. PARTICE.! VOCÊ TAMBÉM PODE SER PREMIADA. BJSSSSSS

sábado, 20 de março de 2010

Como fazer uma maquete de Zoológico? Modelo com passo a passo:

Como fazer uma maquete de Zoológico? Modelo com passo a passo:


  • Primeiro, preciso dizer que este modelo de maquete de zoológico é apenas um. A partir deste, você pode criar e modificar, colocando suas próprias idéias, ok? Inclusive os materiais, pois utilizei os que eu tinha. Sugiro que quem for fazer a maquete substitua os materiais que utilizei pelos que possuir em casa. Para Tayná, com carinho.Materiais Necessários e Substituições possíveis:1 folha de isopor não muito fina;10 bolinhas de isopor de 35 mm (pode usar quadradinhos de isopor recortados)
Tinta guache verde, branca, preta, marrom.
Pincel;
Palitos de picolé,
palitos de churrasco ou pirulito;
Pistola de cola a quente e silicone ou cola de isopor ou Brascoplast ou cola instantânea;
Papel de bala verde (pode usar crepom cortado fininho)
EVA marrom (pode usar papelão pintado de marrom, papel cartão marrom, papelão forrado com papel pedra etc)
areia ou terra;
Um pedaço de TNT azul ou plástico azul ou crepom azul ou papel nacarado (é mais caro);
...

Passo a Passo:
1. Corte uma pequena tira lateral na folha de isopor, apenas para que a maquete não fique tão grande e você possa utilizar a tira que sobrou para alguns detalhes. Exemplo:

2. Pinte toda a folha de isopor de verde. Pode dar uns toques de branco ou marrom para que a pintura fique matizada;

3. Fazendo os portões do Zoológico: Há muitas maneiras de fazer os portões, que ficarão na parte da frente da maquete. Fiz assim: Colei duas bolinhas de isopor na ponta de dois palitos de picolé, em separado, formando duas colunas para o portão. Na outra extremidade colei meia bolinha (corte a bolinha ao meio e utilize a metade em cada coluna):


Em seguida, uni dois palitos de picolé e colei neles palitos de churrasco cortados ou quebrados (não importa a aparência do verso pois a placa ZOOLÓGICO cobrirá estes palitos:



Cole as duas colunas na parte da frente da maquete. Em seguida, cole a parte de cima que você fez, ligando as duas colunas e dando firmeza:



4. Recorte duas vezes o molde da montanha artificia, com eva marrom (pode ser papel cartão marrom ou corrugado marrom ou papelão forrado com papel pedra ou mesmo papelão pintado com guache marrom). Cole os dois moldes de montanha no canto esquerdo da maquete, formando o cantinho da jaula do leão e cole algumas metades de bolinhas de isopor para formar uma cachoeira que irá até o lago:

Molde da montanha e da pedra do leão:



5. Recorte o molde do lago em eva azul (pode ser em corrugado azul, ofício azul claro, pode ser pintado de guache azul no próprio isopor, silhueta azul, celofane azul, crepom azul etc)

Molde do Lago:


Esse será o cantinho da jaula do leão. As bolinhas de isopor são pintadas com guache branca misturada com um pouquinho de preta ou guache marrom. Se você usar papel pedra amassado não precisa das bolinhas. A água da cachoeira é colada sobre as pedras, usando cola a quente. Vá unindo o tnt azul ou plástico azul ou mesmo papel nacarado, que dá um resultado lindo, porém é mais caro. Crepom branco também serve. Forme a água da cachoeira artificial indo em direção ao lago.
Ficará assim:


5. Ao lado do lago, cole uma sobre a outra, cortadas em isopor e pintadas de marrom ou cinza, as pedras onde ficará o leão.

6. Todas as grades das jaulas podem ser feitas com palitos, sejam eles de picolé, palito de dente (esse é bom porque a ponta ajuda na fixação, apesar de ser pequeno). Mas você pode criar, pintar com tinta dourada, prateada ou mesmo utilizar arame para dar mais realismo.

7. os animais podem ser feitos de vários modos. Utilizei modelinhos prontos, pintei, recortei e os encaixei, cada um em seu espaço. Mas também podem ser utilizados aqueles animais de brinquedos que são vendidos em saquinhos com unidades variadas, fica muito bonito. Recortar animais reais de revistas também é uma boa sugestão. Basta colar sobre papel mais firme e recortar. Também podem ser moldados em massinha.

8. Para fazer as árvores, pode ser utilizado crepom verde, eva marrom, palito pintado de marrom etc. Enrolei um retângulo de eva e colei, transformando-o numa grande árvore que ficará ao centro:






Alguns moldes de animais:


  • Obs: A plaquinha do ZOOLÓGICO foi recortada e colada sobre EVA marrom, deixando uma margem marrom, que pode ser 1 cm ou 2 cm mais larga nos lados;

Obs: Não tive tempo de pintar os animais, coitadinhos.
Esse é o cantinho do hipopótamo, mas, como é aquático, pode ser das cobras, dos jacarés etc.


Cantinho dos elefantes (é bom só colocar areia ou terra depois que a maquete for transportada para um local definitivo, transportá-la com areia não é uma boa idéia.)


Cantinho da jaula do leão:


Detalhe da toca do gorila:


Lago das cobras:

Detalhe do macaquinho pendurado no galho:

Girafinha comendo folhas da árvore:
Utilizei guache bege ou cor pele para pintar os caminhos, mas você pode utilizar cinza, como se fossem calçadas etc.
Obs: No centro, à frente do portão, coloquei 2 banquinhos para formar a praça onde as pessoas podem descansar. Os banquinhos são retângulos de isopor colados com cola a quente e pintados com guache marrom.

OBS: QUEM TIVER FEITO E FOTOGRAFADO ALGUMA MAQUETE E DESEJAR ENVIAR PARA AUXILIAR OUTROS ESTUDANTES OU PROFESSORES COM IDÉIAS E SUGESTÕES, POR FAVOR ENVIE PARA espacoeducar.liza@gmail.com. DESDE JÁ, AGRADECEMOS!!!

FONTE:
Liza - Espaço Educar
Related Posts with Thumbnails

VISITANTES MAIS FREQUENTES