Feeds RSS

OLÁ !!! CONTO COM O SEU VOTO. PARTICE.! VOCÊ TAMBÉM PODE SER PREMIADA. BJSSSSSS

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Projeto "O Jornal em sala de Aula" Retirado do Blog da Liza

O jornal é material riquíssimo e enriquecedor, porque é texto, palavra, comunicação, fato diário, vida! Trazer o jornal para a escola é trazer a realidade para as aulas e permitir que os alunos tomem ciência dos fatos, falem sobre eles, opinem e até desejem criar uma nova realidade para o mundo em que vivem. Alem de ler, interpretar, reescrever notícias, a lista de atividades que podem ser realizadas é infinita, bastando ao professor permitir que o projeto seja criativo! É possível trabalhar recorte e colagem com as turmas menores, falando sobre as imagens ou gerando palavras e sentenças com os recortes. Os cálculos podem ser realizados a partir dos recortes dos encartes comerciais, assim como as situações problemáticas ou o debate sobre o valor da vida e o valor do trabalho, salário X dignidade, violência, drogas, temas atuais.
Montar um jornal com a turma é também uma idéia excelente. Veicular as notícias da escola, recados, receitas, avisos importantes, poesias, num meio de comunicação criado pela turma, cujo nome pode ser resultado de uma discussão ou votação em classe. Imagine que alegria fotografar cenas diárias para o jornal da escola, escrever uma poesia que todos irão ler, ter um espaço para dizer o que pensa ou criticar algo que não vai tão bem! É uma idéia que pode gerar muitas atividades prazerosas e com as quais se aprenderá muito. Se a escola dispõe de poucos recursos para veicular o jornalzinho da turma, ou seja, fazer a tiragem e distribuir entre os alunos, uma idéia é fazer um jornal mural. Todo o trabalho será desenvolvido como para o jornal impresso, a única diferença é a economia, pois um grande mural pode ser montado com o título do jornal confeccionado pela turma e as manchetes principais, fotografias, seções, índices organizados neste Mural, de preferência no pátio da escola ou num local onde todos possam ler.
Outra idéia é preparar uma peça teatral jornalística onde os alunos preparam o cenário como se fossem filmar um jornal de TV, elegem os apresentadores, que devem ensaiar os gestos, o texto, a voz. Em seguida, é preciso separar algumas aulas para a preparação dos textos jornalísticos que irão ao ar, assim como os textos de propaganda (pode-se inserir intervalos comerciais bastante animados!). O importante é convidar toda a escola para assistir ao espetáculo, ou seja, à culminância do projeto, que com certeza será um sucesso! (Liza)


Obs: O projeto aqui disponibilizado é composto de muitos outros projetos realizados por diferentes escolas pelo Brasil afora. Não é um projeto fechado, são idéias diversas, imagens, modelos de atividades, textos, livros, slides e alguns arquivos de áudio. Agradecemos a colaboraçao de todos que enviaram arquivos para que esta postagem fosse possível, os pedidos foram muitos! Esperamos que seja útil a quem precisar.
Related Posts with Thumbnails

VISITANTES MAIS FREQUENTES