Feeds RSS

OLÁ !!! CONTO COM O SEU VOTO. PARTICE.! VOCÊ TAMBÉM PODE SER PREMIADA. BJSSSSSS

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

H1N1 - A nova gripe

H1N1 - A nova gripe


Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas, o Ministério da Saúde traz um série de recomendações.
Os Estados Unidos concentram o maior número de casos e de mortes, seguido pelo México --considerado o epicentro da doença.

No dia 11 de junho, a OMS anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus, e não com a sua periculosidade.

A gripe tem cura?

Tem tratamento.

Quais são os sintomas?

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.

Como devo agir se estiver com os sintomas?

Quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: www.saude.gov.br

Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?

A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias.


Existe vacina contra esta doença?

Grandes empresas farmacêuticas e órgãos de vários governos estão desenvolvendo vacinas contra o novo tipo de gripe, mas ainda não há comercialização do produto, ainda em fase de testes. As vacinas devem começar a ser vendidas no segundo semestre.

As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos-- tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.


Existe algum remédio eficaz contra a doença?

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.



Recomendações importantes:

A ) Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:
• Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas.
Substituir as máscaras sempre que necessário.
• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
• Evitar locais com aglomeração de pessoas.
• Evitar o contato direto com pessoas doentes.
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes
e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.
• Não usar medicamentos sem orientação médica.


B ) Aos viajantes procedentes de áreas afetadas:
Viajantes procedentes, nos últimos 10 dias, de áreas com casos confirmados de influenza A (H1N1)
em humanos e que apresentem febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse
e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem:
• Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.
• Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.

A gripe suína é uma doença respiratória de porcos causada por um vírus influenza tipo A, por isso recebeu o nome de gripe suína, esse vírus conseguiu mutar-se e contagiar seres humanos, por não haver casos conhecidos anteriormente, por ser uma nova infecção para humanos, pode ser esta a razão da falta de anticorpos.

A gripe A pode matar, mas normalmente as pessoas que correm mais perigo são indivíduos que estão com o sistema imonológico enfraquecido, mas só um conhecimento mais amplo, através do estudo do mecanismo de ação do vírus H1N1 poderá esclarecer por que a gripe suína parece ser capaz de afetar gravemente também pessoas com sistema imune mais forte.

O maior risco da gripe A é causar uma inflamação severa dos pulmões, causando assim insuficiência respiratória, mas também pode causar lesões severas nos músculos, atingindo rins e coração, e mesmo, mais raramente, meningites e outros problemas no sistema nervoso central. Em todos nestes casos a doença pode ser fatal.


Mapa da Gripe Suína veiculado em Abril/2009 (Fonte: Uolnotícias)

Mapa atualizado da Gripe Suína no Brasil

Os principais sintomas são:<>

Letargia

Falta de apetite

Tosse

Pessoas infectadas podem apresentar também:

Coriza

Sensação de garganta seca

Vômitos e náuseas

Pode apresentar também diarréia



Related Posts with Thumbnails

VISITANTES MAIS FREQUENTES