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RIMAS PARA POESIAS
Dicas
de Evelyn Heine para quem
quer fazer poesias divertidas.
quer fazer poesias divertidas.
Você sempre quis fazer suas
próprias poesias, mas não sabia nem por onde começar?
Seus problemas acabaram! Acompanhe nossas dicas para fazer
desabrochar seu talento poético.
1. Sobre o que você quer
falar?
Um bom assunto é aquele que
está mexendo com você ultimamente. Pode ser qualquer
coisa, qualquer sentimento. Poesia é uma forma de comunicação.
Pode ser romântica, engraçada, de suspense... Você
manda!
2. Soltando as palavras
Pegue
um papel e vá anotando várias palavras que tenham a ver
com o assunto. Tente achar rimas para elas. Não precisa pensar
muito. Brinque de rabiscar palavras. Quanto mais, melhor. Depois você
escolhe as preferidas.
3. A primeira frase
Você não precisa
acertar logo de cara. É justamente a vontade de acertar de
primeira que “emperra” o pensamento. Você é livre
para escrever e apagar o que quiser, mudar tudo de lugar... Solte o
verbo! Não tenha medo...
4. Como
rimar?
Existem vários jeitos de
combinar rimas. Podemos, por exemplo, numa poesia de quatro linhas
(A, B, C, D), rimar:
A com B e C com D (primeira com segunda e terceira com quarta),
A com B e C com D (primeira com segunda e terceira com quarta),
ou A com C e B com D (primeira
com terceira e segunda com quarta), ou Apenas B com D (segunda com
quarta linha).
Veja este exemplo:
EU QUERO UM MUNDO MELHOR,
UM MUNDO MAIS “SIM” DO QUE
“NÃO”.
SERÁ QUE É TÃO
COMPLICADO
VER O OUTRO COMO IRMÃO?
(Evelyn Heine)
O truque para deixar mais legal uma poesia é procurar palavras de tipos diferentes para rimar. “Irmão” é um SUBSTANTIVO e “não” é um ADVÉRBIO. (Viu como é bom saber Português?)
Não precisa ser na poesia inteira, mas, se conseguir, ótimo.
Veja como ficaria mais pobre deste outro jeito:
EU QUERO UM MUNDO MELHOR,
UM MUNDO COM MAIS UNIÃO.
SERÁ QUE É TÃO COMPLICADO
VER O OUTRO COMO IRMÃO?
(Evelyn Heine)
Reparou? "União" (SUBSTANTIVO) com "Irmão" (SUBSTANTIVO) não dá o mesmo efeito, não é?
Além disso, inventar novos papéis para as palavras enriquece sua poesia. Um “mundo sim” serve de exemplo porque transformamos o “sim” (ADVÉRBIO) em adjetivo.
OUTRA!
Vamos tentar, agora, uma poesia mais curtinha, só de três linhas, rimando A com C (primeira com terceira).
MEU CORAÇÃO ARDE...
AI, AI!
TUDO CHOVE SÓ PORQUE
ELE ME DISSE UM BYE!
(Evelyn Heine)
Primeiro tive a idéia de rimar “AI” (onomatopéia de dor) com a palavra em inglês “BYE” (que se pronuncia “bai”). Não é legal?
Então... fui imaginando o que combinaria com “AI”.
Pensei na dor de uma paixão não correspondida.
Depois inventei a última linha (Ele me disse bye = foi embora) e ficou faltando a do meio.
Dei um jeito de ligar as duas com a que faltava.
Primeiro imaginei “isso tudo só porque”... mas aí veio uma frase mais forte – “hoje chove só porque”... – e outra melhor ainda (mais sentimento!): "TUDO chove só porque".
Viu só? A gente vai mudando até gostar do conjunto! Você precisa ficar contente com sua obra!
ELE ME DISSE UM BYE!
(Evelyn Heine)
Primeiro tive a idéia de rimar “AI” (onomatopéia de dor) com a palavra em inglês “BYE” (que se pronuncia “bai”). Não é legal?
Então... fui imaginando o que combinaria com “AI”.
Pensei na dor de uma paixão não correspondida.
Depois inventei a última linha (Ele me disse bye = foi embora) e ficou faltando a do meio.
Dei um jeito de ligar as duas com a que faltava.
Primeiro imaginei “isso tudo só porque”... mas aí veio uma frase mais forte – “hoje chove só porque”... – e outra melhor ainda (mais sentimento!): "TUDO chove só porque".
Viu só? A gente vai mudando até gostar do conjunto! Você precisa ficar contente com sua obra!
E ATENÇÃO!
Chover é um verbo que não tem sujeito. Por isso mesmo “tudo chove” causa impacto.
É impossível que as coisas chovam! Mas isso exprime a tristeza da situação. Por isso a poesia emociona mais do que dizer apenas: “estou triste porque ele não gosta de mim”.
5.
Não saia do ritmo!
O
nome do “ritmo”,
em poesia, é MÉTRICA.
Resumindo, sem complicar muito, você precisa ver se a leitura fica gostosa ou não.
Os poetas costumam calcular sílabas, ver como elas se juntam nas palavras vizinhas e tal.
Faça o seguinte: sua poesia não “encaixou” direito? Parece que fica uma “ponta” sobrando em alguma parte?
Então troque palavras, inverta a ordem... até seu ouvido ficar satisfeito.
Os poetas de antigamente tinham até que escrever números exatos de sílabas.
Veja o ANTES e DEPOIS a seguir. Compare!
Resumindo, sem complicar muito, você precisa ver se a leitura fica gostosa ou não.
Os poetas costumam calcular sílabas, ver como elas se juntam nas palavras vizinhas e tal.
Faça o seguinte: sua poesia não “encaixou” direito? Parece que fica uma “ponta” sobrando em alguma parte?
Então troque palavras, inverta a ordem... até seu ouvido ficar satisfeito.
Os poetas de antigamente tinham até que escrever números exatos de sílabas.
Veja o ANTES e DEPOIS a seguir. Compare!
ANTES
PINGA O PINGO INSISTENTE.
PING, PING RITMADO
SÓ PARA AMOLAR A GENTE!
PINGA O PINGO INSISTENTE.
PING, PING RITMADO
SÓ PARA AMOLAR A GENTE!
DEPOIS
PINGA O PINGO INSISTENTE.
PING, PING RITMADO
SÓ PRA AMOLAR A GENTE!
PINGA O PINGO INSISTENTE.
PING, PING RITMADO
SÓ PRA AMOLAR A GENTE!
Reparou?
Um mínimo detalhe fez MUITA diferença na hora de falar.
“Para” tem duas sílabas e “pra” tem uma só. Só isso já muda todo o ritmo. VEJA:
“Para” tem duas sílabas e “pra” tem uma só. Só isso já muda todo o ritmo. VEJA:
PIN - GAO - PIN - GO - IN - SIS - TEN - TE
SÓ - PRA - A - MO - LAR - A - GEN - TE
MESMO
NÚMERO DE SONS!
Treinando
os ouvidos
Comece
a prestar mais atenção às letras de música
que ouve. Veja porque algumas rimas parecem melhores que outras.
Você
sabia?
Uma rima feita com palavras do
mesmo tipo (mesma classe gramatical), chama-se RIMA POBRE.
Já uma outra feita com
palavras de tipos diferentes, chama-se RIMA RICA.
Melhor ainda se você rimar palavras com estruturas totalmente diferentes. Aí o nome é RIMA PRECIOSA (“vê-lo” com “cabelo”, por exemplo). 3. A primeira frase
Você não precisa
acertar logo de cara. É justamente a vontade de acertar de
primeira que “emperra” o pensamento. Você é livre
para escrever e apagar o que quiser, mudar tudo de lugar... Solte o
verbo! Não tenha medo...
ÁGUA
DOCE, DOCE ÁGUA
Evelyn Heine
Evelyn Heine
De mar é feita a terra, De água é feita a gente. Abaixo o desperdício! Poupar água: coisa urgente!
Clara, doce ou gelada,
Verde, azul ou transparente, Sem a água não há nada. Nem floresta, nem semente.
Água doce mata a sede,
Água doce é a que lava. Cachoeira, rio ou fonte... Só não pode ser salgada.
Tanto bate até que fura,
Diz ditado popular... Cuida dela! Você jura? Vamos economizar! |
BORBOLETA!
(Evelyn Heine)
(Evelyn Heine)
Borboleta
ou
Butterfly
Com B começa.
Um Bê parece
Quando se fecha.
ou
Butterfly
Com B começa.
Um Bê parece
Quando se fecha.
Quando se abre
É um deleite!
Vira enfeite
Em qualquer brecha.
É um deleite!
Vira enfeite
Em qualquer brecha.
Butterfly
se diz assim:
BÃ... TER... FLAI!
Em inglês no meu jardim
Ela voa, vem e vai.
BÃ... TER... FLAI!
Em inglês no meu jardim
Ela voa, vem e vai.
Ai, ai,ai, sua sapeca!
Sobe, desce, tão inquieta
Sacudindo meu olhar
Como se fosse peteca!
Sobe, desce, tão inquieta
Sacudindo meu olhar
Como se fosse peteca!
Pra
que tanta agitação
Nesse voo amanteigado?
É por toda a aflição
Que viveu no seu passado.
Já ficou um bom tempão
Feito um ser paralisado!
Nesse voo amanteigado?
É por toda a aflição
Que viveu no seu passado.
Já ficou um bom tempão
Feito um ser paralisado!
1 comentários:
Bem didático seu blog!Muito legal!Gostei muito!
http://www.prosperarteonline.blogspot.com/
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